Autor
a partir do livro “Ulisses” de Maria Alberta Menéres

Adaptação e Encenação
Mauro Corage
Concepção Plástica
José Teles

Concepção Musical
Ricardo Capucha e Mauro Corage

Concepção Gráfica
Álvaro Figueiredo

Fotografia
Pedro Mendonça

Desenho de Luz
Colectivo

Figurinos
José Teles

Interpretação
José Teles, Sofia Rodrigues, Vasco Lavado

Sinopse
Entrar em palco é a verdadeira odisseia, um Ulisses, dois ou por vezes três, perdidos nas aventuras da sua própria história, atravessam mares, enfrentam gigantes, resistem a sereias… mas só um poderá vencer… Um actor, dois actores e uma actriz, embrulham-se e desembrulham-se na história de Homero até que o pano caia.

Autor
Nasceu em Vila Nova de Gaia, em 25 de Agosto de 1930.

Licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi professora do Ensino Técnico, Preparatório e Secundário, nas disciplinas de Língua Portuguesa e História (de 1965 a 1973).

A partir de 1973, tem dirigido vários Encontros (ao nível das Câmaras Municipais, Escolas Primárias, Preparatórias e Secundárias e Escolas Superiores de Educação, por todo o país) entre alunos, entre professores, entre professores e alunos simultaneamente – Encontros cujos temas são “O Ensino e a Poesia”, “Criatividade no Ensino” e “Leituras e Escritas”.

Em 1986 recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças, “pelo conjunto da sua obra literária e a manutenção de um alto nível de qualidade”.

Duração
Aprox. 30 min

Classificação etária
+12 anos

Data de Estreia
23 de Fevereiro de 2013, Casa do Povo de Arcena – Vila Franca de Xira

Produção
Teatro do Zero, 9ª Produção