O Teatro é uma das mais perseverantes formas de expressão artística. Une em torno de si homens e mulheres com a preocupação de reflectir e comunicar sobre o mundo e a sociedade, transmitindo ideias e sentimentos. O Teatro, em Portugal, tem sido um guerreiro inabalável em luta pela cultura e pela formação intelectual do nosso País, contribuindo para o seu desenvolvimento.

O Teatro uniu periodicamente, desde a sua origem, os seus intervenientes em torno de festas às quais denominou de Festivais. “Festival: evento realizado por uma comunidade, que centra aspectos únicos dessa comunidade”. O Teatro, nos seus festivais, celebra a arte em festa, num espírito de partilha e comunhão.

O INDICATIVO – FESTIVAL DE TEATRO, surgiu da vontade de contribuir para a criação e formação de público desta milenar arte, estabelecendo e reforçando intercâmbios culturais e artísticos entre parceiros, animando as ruas e outros espaços da cidade de Vila Franca de Xira.

Para além da programação teatral, o Festival tem uma programação complementar, que procura alargar o âmbito de intervenção, permitindo que outras expressões artísticas, possam ter espaço para ligações ou aproximações ao mundo do teatro, envolvendo os agentes e artistas locais na dinâmica do Festival.