12 ANOS DE ACTIVIDADE

Vila Franca de Xira tem uma longa história na área cultural, nomeadamente no Teatro. Uma história que passou por vários espaços, por várias figuras da nossa escrita nacional, por muitos homens e mulheres que pisaram os palcos improvisados, por muitas pessoas que assistiram às peças. Uma história que ainda precisa de ser escrita.

Em 2006, reuniu-se um grupo de amigos e com ele os ensaios da peça “O Subterrâneo” de José Gomes Ferreira, numa tentativa de voltar a trazer o teatro a uma das mais antigas instituições de Vila Franca de Xira, o Ateneu Artístico Vilafranquense. Mas só no ano 2007, estes frequentadores habituais da colectividade, davam corpo ao sonho de proporcionar a Vila Franca de Xira um novo projecto teatral.

A 3 de Abril de 2007, subiu-se pela primeira vez ao palco, com a primeira produção do Grupo Dramático “O Zero” do Ateneu Artístico Vilafranquense, “Indicativo 0”. Mais tarde, a 5 de Novembro de 2008, surge o nome para ficar e perdurar: “Teatro do Zero”.

Na sua pequena história, de cerca de 11 anos de existência, o Teatro do Zero já levou a cena 14 Produções e criou um Festival de Teatro. Mas queremos fazer mais, muito mais!

Foi por isso que a 5 de Novembro de 2014, concretizando uma vontade antiga dos elementos do grupo, foi constituída a Associação Teatro do Zero Reticências.

Já passaram 12… E que belos! Tantas caras, emoções, partilhas, criações, loucuras, apertos… Tanta azáfama, cor, tecidos, suor, projectores… Tantos dias, tantas horas, tanta dedicação, paixão… Tanto respirar Teatro! São 12 anos de luta e persistência para que esta forma de arte não seja nunca esquecida. 12 anos de afirmação e de conquista pelo nosso espaço – muito próprio! – na vivência cultural actual, a lutar por aquilo em que acreditamos, fazer e trazer cultura para todos, num contributo contínuo para o desenvolvimento da nossa comunidade e da sociedade.